"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

21 de fev. de 2016

Botânica para artesão

Como o curso surgiu


Adora artesanato. Faço e compro. Em 2015, participei de uma reunião  sobre  turismo e  artesanato no meu município. Entre outras coisas foi discutida a falta de identidade no artesanato local.  Sugeri a criação de um curso que levasse o artesão a conhecer a riqueza da flora local. Nós aqui estamos sob os domínios da Mata Atlântica. Então, criei e ministrei um curso intitulado 'Botânica para artesãos". 

Abordagem do curso

Nas aulas tentei mostrar a riqueza da nossa flora local. Depois, ensinei como essa  informação poderia ser usada no artesanato.  Dessa forma, poderia ser criado um trabalho original, com identidade, retratando a flora local. O artesão também passaria a ser um multiplicador desse conhecimento através do seu próprio trabalho.

Capas de almofada com flores de ipê aplicadas. Ana Lúcia Fontes
Durante este primeiro curso percebi que a maioria dos artesãos desconheciam ou pouco sabiam sobre: sustentabilidade, biodiversidade, biomas, ecossistemas, conservação, impactos ambientais etc. E, depois disso resolvi acrescentar uma abordagem sobre estes conceitos no curso.


Novas descobertas, muita discussão

Assim, inclui no curso questões como:


O que é biodiversidade?

Sua região tem muita ou pouca biodiversidade.
Qual é o bioma da sua região?
O que é bioma?
Seu trabalho é sustentável?
O que é sustentabilidade?
Seu artesanato deixa pegadas?
Como reduzir as pegadas do seu artesanato?
Que plantas são plantas exóticas e nativas?
Quais plantas são nativas da sua região?
Onde obter informação sobre plantas?
Nomes populares e científicos?

 

 O artesão usa a técnica que já domina

Não ensino nenhuma técnica de artesanato durante o curso. Não é o objetivo.  O artesão  já tem uma técnica e um trabalho que desenvolve. Nós iremos discutir, ao longo do curso, como o tema abordado  poderá fazer parte do trabalho daquele artesão. Todos conseguem. Não. É um processo criativo.  Ao longo do curso o artesão deverá criar peças, com a técnica que domina, sobre o tema abordado. Alguns não criam porque tem dificuldade em criar, outros porque  a técnica  não é adequada para trabalhar o tema. Por isso, uma conversa inicial é necessária para saber se o tipo de trabalho do artesão é adequado ao curso.

Quanto custa?

Eu programo o curso de acordo com as necessidades do cliente. Posso fazer uma introdução de um dia ou um pouco mais detalhado de uma semana. Meu projeto piloto foi de meses, mas porque é onde moro e fomos adequado os encontros de acordo com as necessidades de cada um. Depende de quanto quer investir. Como temos floras regionais diferentes, preciso avaliar se sua região tem um bom levantamento florístico para ser usado durante o curso. Por isso, preciso de um tempo para dar uma resposta sobre programas específicos ou a viabilidade do curso para determinada localidade.

Resultados


Mesmo assim, os resultados foram surpreendentes.  Veja nas fotos.
Para obter mais informações sobre o curso escreva para botanicaparaartesaos@gmail.com

Capa de almofada com flores de quaremeira aplicadas de Ana Lúcia Fontes.

Alunos do curso com a coordenadora do projeto itinerante da SOS Mata Atlântica Patrícia Ferreti
èquena escultura em papel, em móbile, representando uma flor de ipê-amarelo. DE Tatiana M. L. Maciel

M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário