"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

20 de out. de 2012

As cores das hortênsias

Hydrangea macrophylla. Foto: Wikipedia
Já escrevi sobre o porquê algumas flores mudam de cor (‘Flores que mudam de cor’). As hortênsias são um caso a parte. Ao contrário das outras flores que mudam de cor, nós podemos controlar a mudança de cor das flores das hortênsias. 


Eu estou falando de Hydrangea macrophylla, existem outras espécies de Hydrangea que são cultivadas, mas essa espécie é a mais comum no Brasil. Além disso, nem todas as Hydrangeas mudam a cor das flores.

Para alterar a cor das hortênsias é preciso modificar o pH do solo , isto é, tornar o solo mais ácido ou básico ( observe que as hortênsias são boas indicadoras da acidez do solo). Para uma hortênsia ficar azul devemos aumentar a acidez do solo. Se queremos flores rosas devemos reduzir a acidez do solo. No entanto, é muito mais fácil mudar uma hortênsia de rosa para azul do que de azul para rosa. Além disso, nós teremos mais controle sobre as cores das hortênsias quando elas estão plantadas em vasos.  Contudo, hortênsias brancas não podem ser alteradas para rosa ou azul.  Outras condições como temperatura também podem influenciar como no caso das hortênsias vermelhas. Podemos modificar o pH do solo da melhor forma possível, mas em climas quentes nunca conseguiremos uma hortênsia realmente vermelha. Para ter o efeito da foto acima foi produzida nuanças de acidez no solo.
Outra coisa que não pode ser alterada nas hortênsias e a tonalidade de sua cor.  Se você adquiriu uma variedade de cor pálida, ela permanecerá assim por mais adubação que você adicione, ou alterações que faça no pH do solo. O mesmo vale para as de cores intensas. Além disso, só conseguiremos manter as cores desses variedades se as condições do solo estiverem adequadas.

As hortênsias são plantas antigas nos jardins.  Mas, hoje você pode encontrar novos cultivares (‘O que é um cultivar?’) de hortênsias no mercado de cores brancas, azuis, rosas e vermelhas, pálidas ou intensas, compactas ou arbustivas, com buquês maiores  ou menores. Mas lembre-se, você deve fazer o controle correto da acidez do solo para manter a cor do seu cultivar. 


M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

9 comentários:

  1. boa noite! gostaria de saber como faço para deixar a minha Hortência vermelha para azul, agradeço pela enformação.

    ResponderExcluir
  2. Para obter uma hortênsia azul, o alumínio deve estar presente no solo. Se o solo naturalmente já contém alumínio e é ácido (pH baixo) a cor da hortênsia tenderá automaticamente para tons de azul e / ou roxo.

    Você pode ser adicionado sulfato de alumínio ao solo em torno das hortênsias. Recomenda-se uma solução de 1 colher de sopa de sulfato de alumínio por galão de água a ser aplicado nas plantas que tenham pelo menos de 2-3 anos de idade. Faça a aplicação com cautela, faça testes antes, pois podem queimar a planta se não estiver na proporção adequada. Aplique no solo, não sobre a planta. Essa recomendação é para canteiros e não para vasos.

    Se seu solo é naturalmente alcalino, o cultivo em vaso pode ser uma boa ideia para o cultivo de hortênsia azul. Você poderá usar adubo para manter o pH baixo. Poderia ser adicionado sulfato de alumínio, mas no caso de vasos dilua o sulfato de alumínio para 1/4 oz (7,80 g) por galão de água. Em um vaso, será muito mais fácil controlar a mudança de cor da hortênsia, do que em canteiros.

    Outro método é adicionar matéria orgânica ao solo, como borra de café, cascas de frutas e vegetais, aparas de relva, etc. Este método também irá reduzir o pH do solo.

    A escolha de adubo também irá afetar a mudança de cor. Um adubo pobre em fósforo e potássio em alta é útil na produção de uma boa cor azul (25/5/30 é bom, o potássio é o último número). Superfosfatos e farinha de ossos deve ser evitado quando se tenta produzir azul.

    É importante ter sua água testada para que ele não vá "contaminar" o solo que você tem tão rigorosamente equilibrado. O pH da água não deve ser superior a 5,6. Em lojas de produtos para aquário, você encontra soluções para testar o pH da água.

    Hortênsias plantadas perto de uma fundação de concreto ou calçada, muitas vezes terá sua cor afeta, uma vez que o pH do solo pode ser aumentado consideravelmente pela lixiviação destas estruturas, o que torna difícil a obtenção de azul.
    Fonte: www.hydrangeashydrangeas.com
    Boa jardinagem!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Gostaria de mudar a cor de minha Hortência azul para vermelha se for possivel.Ou se salguem puder me indicar como faço pra conseguir uma muda ou semente da Hortência Vermelha.
    Obrigado.
    Fabiano de Curitiba.PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdete, você pode alterar a côr da sua hortênsia do azul para o rosa colocando no pé da mesma um pedaço de bom bril, pode mesmo até ser usado. Coloque e aguarde a floração. Abc

      Excluir
    2. Oi Fabiano! Vc pode fazer isso colocando no pé da sua hortênsia uma esponja de aço, tipo bom bril, pode até mesmo ser usada. Abc.

      Excluir
  4. Minha Hortênsia era branca e agora está verde. Porque? Obs. : É de vaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malu! Provavelmente indica envelhecimento das flores.

      Excluir
  5. A minha Hortência também está na coloração verde o que faço? É preciso tirar a flor? Obs:é de vaso

    ResponderExcluir