"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

20 de mar. de 2016

Sauerkraut: história, biologia e preparo




Inscrições, Clique Aqui!
Carga horária: 4 horas
Investimento
R$50,00

Local:Quintal de Artes e Terapias - Av. Barão do Rio Branco, 232,  Manoel Honório, Juiz de Fora.
Telefone:3224-9903
Turmas:
24 (18 às 22 h) e 25 de junho de 2016 (14 as 18h) 


Chucrute: prato alemão inventado pelos chineses



Há quem torça o nariz, achando que chucrute não é um alimento saudável. Ledo engano: além de ser um prato muito antigo, o chucrute já salvou muitas vidas e alimentou muitos trabalhadores, além de ser, sim, um alimento bastante saudável.

Também se engana quem pensa que o chucrute foi criado pelos alemães, pois ele provavelmente surgiu no norte da China, há mais de dois mil anos. Os trabalhadores que construíram a Muralha da China comiam chucrute. De fácil preparo e conservação, o chucrute era um alimento importante na região, principalmente no inverno.  Ele foi introduzido na Europa pelos mongóis, já no século 13, que levaram consigo o ‘suan cai’, prato muito parecido com o chucrute. Outros pratos asiáticos semelhantes ao chucrute são o ‘kimchi’ (coreano), o ‘tsukemono’ (japonês) e o ‘atchara’ (filipino). No século 18, descobriu-se que o chucrute prevenia o escorbuto, doença causada pela carência de ingestão de vitamina C. O famoso navegador inglês James Cook (1728-1779), por exemplo, mantinha estoques de chucrute em suas longas viagens pelos setes mares – além de alimentar a tripulação, ajudava a prevenir a incidência de escorbuto.

O chucrute é o resultado da fermentação do repolho por bactérias, na presença de sal. A salga do repolho tem duas finalidades importantes. Primeiro, provoca um desequilíbrio osmótico que resulta na liberação de água e nutrientes do repolho. A água assim liberada funciona como um excelente meio de cultura para certos micro-organismos. Em segundo lugar, a elevada concentração de sal inibe o crescimento de outros micro-organismos que poderiam deteriorar o repolho. Nenhuma bactéria precisa ser adicionada, pois as várias bactérias envolvidas na fermentação, como Leuconostoc, Lactobacillus e Pediococcus, já estão presentes no repolho. A uma temperatura média de 21°C, são necessárias cerca de cinco semanas para uma fermentação completa. Depois que o chucrute estiver totalmente curado, ele pode ser mantido por vários meses em um recipiente hermético, fora da geladeira.

O chucrute é um alimento saudável, de sabor ácido e textura crocante. Exibe baixos teores de açúcares, gorduras e calorias. É rico em fibras, além de conter uma série de nutrientes, como sódio, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, manganês, vitamina A, B e D. É especialmente rico em vitamina C e lactobacilos vivos, a exemplo do iogurte, do leite fermentado e do missô. Pode ser servido na forma de saladas, cozido junto com carnes ou outros legumes ou em sopas. O aquecimento reduz seu valor nutricional, pois destrói os lactobacilos e reduz o teor de vitamina C. Pessoas que não estão habituadas a comer alimentos ácidos e ricos em lactobacilos podem ter problemas intestinais ao experimentar o chucrute. Se você for uma dessas pessoas prefira o chucrute refogado. Além disso, como se trata de alimento rico em sódio, os hipertensos devem experimentá-lo com moderação.


Se você quiser mais informações pode escrever para marineseiterer@hotmail.com , terei o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.





M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário