Colorindo o verde
Existem várias causas para a variegação. Uma delas, talvez a mais comum, é genética. Variações genéticas ou mutações ocorrem ocasionalmente na natureza. Devido a isso, alguns tecidos da planta passam a apresentar características genéticas diferentes dos outros tecidos, como a incapacidade de produzir clorofila ou a capacidade de produzir outro pigmento. Dependendo da distribuição desses tecidos se uniforme ou aleatório a variegação pode ter padrões: marginal, central, estriada, manchado, em pintas ou venosa.
E a variegação prata presente em alguns gêneros como Pilea, Begonia, Episcia, Dioscorea, Zebrina e Trifolium? Não existe um pigmento prata. Então, o que causa tal variegação? A variegação prata de plantas como Pilea cardierei ou Tradescantia zebrina é causada pela reflexão da luz na superfície da folha, isso ocorre por causa de uma bolha de ar logo abaixo da epiderme, que resulta numa reflexão branca ou prateada. Pelos nas folhas também podem refletir uma cor prateada, tal como acontece em algumas espécies de Begonia.
Uma patologia, também pode ser causa da variegação. Infecções virais podem causar o aparecimento de padrões de variegação nas folhas. Esses padrões permitem a identificação do vírus. Um vírus comum em plantas é o vírus do mosaico, como o nome indica produz um padrão de variegação em mosaico. Algumas dessas doenças são graves e causam a morte da planta. Outras não trazem sérios prejuízos para a planta e são usadas na jardinagem como em Abutilon megapotamicum ‘Variegato’ e Abutilon pictum ‘Thompsonii’.
A deficiência de nutrientes pode causar um amarelo temporário em áreas especificas da folha da planta. O limbo da folha fica amarelo por deficiência de ferro e magnésio. Mas, as folhas voltam a adquirir a cor verde, quando a deficiência é sanada.
Para reproduzir uma planta variegada, geralmente é usado o método de estaquia, alporquia, mergulhia ou qualquer outra forma de propagação vegetativa. Dessa forma conseguimos exemplares idênticos, mantendo a variegação. Em larga escala é usado a cultura de tecidos.
E, qual é o porquê da variegação em plantas? A variegação parece ser uma adaptação contra herbívoros. Plantas variegadas são menos propensas a ataque de herbívoros. Algumas plantas podem até mesmo imitar, através da variegação, a presença de larvas nas folhas, evitando os hospedeiros verdadeiros. Como é o caso de Caladium bicolor. Contudo, a variegação branca (ausência de clorofila) pode ser desvantajoso para a planta porque restringe sua capacidade fotossintética. Além disso, essas plantas não toleram condições de luminosidade baixa, podem queimar sob sol direto, pois são sensíveis a luz brilhante. Plantas com folhas totalmente brancas não fazem fotossíntese e acabam morrendo.
Plantas variegadas são comuns nos jardins, pois gostamos delas. Em virtude disso, nós as protegemos e perpetuamos. Naturalmente elas são raras. M. Eiterer
Fontes
DOWN, Brian.D; VAUGHN, Kevin C. & WILSON, Kenneth G. 1980. Preliminary investigatin of air Blisters in Pilea Cadieri. Ohio J. Sci. 80(6): 280.
*Soltau, U; Dötterl, S & Liede-Schumann, S. 2009. Leaf variegation in Caladium steudneriifolium (Araceae) – A case of mimicry?, Evolutionary Ecology, 23, 503–512.
*Nota: Caladium steudneriifolium é um sinônimo de Caladium bicolor, no texto usei o nome correto.
0 comentários:
Postar um comentário