"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

19 de jul. de 2012

Contrate um botânico


Contrate um botânico

Lista de plantas. Foto: M. Eiterer

Como deve ser organizado um banco de  dados ou um catálogo de plantas impresso ou virtual? Por família botânica? Por ordem alfabética de gêneros? As identificações devem ser feitas até a categoria de espécie ou cultivar? Como afirmar que as identificações das plantas estão corretas? Como saber se o nome usado é válido e não um sinônimo?  O melhor profissional para responder a essas e outras perguntas e organizar tais informações é um botânico.
O botânico, além de outras atividades, está capacitado para organizar bancos de dados e catálogos de plantas, impressos ou virtuais. Um botânico reconhece as famílias botânicas,  confirma a identidade de uma planta, verifica a grafia correta de um nome, confronta nomes; reconhece nomes válidos, sinônimos ou homônimos . Ele ainda é capaz de acompanhar os avanços das pesquisas botânicas e refletir seus resultados nesses bancos de dados e catálogos.
Quem faz pesquisa, cultiva ou usa plantas de alguma forma sabe que para encontrar informações sobre alguma espécie em particular é preciso saber o nome correto da planta. Nome científico e não popular. Sendo assim, quando utilizamos um banco de dados, um catálogo ou um livro, nós esperamos encontrar informações confiáveis, que dê segurança no uso ou trato da planta.  Essas características podem ser esperadas do trabalho de um botânico. Então, contrate um botânico.
 M. Eiterer  


M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário