"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

4 de out. de 2011

O perfume das flores


Plantas produzem muitas substâncias que funcionam como mediadores entre plantas e animais, algumas dessas substâncias servem para repelir herbívoros,  outras para atrair polinizadores. 

Substâncias repelentes geralmente são encontradas nas folhas. A planta precisa evitar que suas folhas sejam comidas, pois são elas que fazem fotossíntese. Repelentes atuam sob contato. Encostou ou deu uma mordida a folha libera uma substância repelente. Exemplos são as folhas de manjericão, hortelã, laranja e limão. As folhas produzem substâncias repelentes em uma grande variedade de estruturas. 


Já as flores produzem perfume para atrair polinizadores. O perfume das flores são produzidos em osmóforos (osmo=odor foros=produz; área do tecido floral especializada na emissão de cheiro) geralmente presentes nas pétalas, mas estruturas como os estames, também podem produzir perfume. O perfume só é liberado em determinadas condições. Repelentes e perfumes florais podem ter uma origem evolutiva comum, pois as estruturas florais são homólogas com folhas.

Para descobrir se uma flor produz perfume ou qual estrutura da flor produz o perfume, podemos fazer uma experiência bem simples:



Material
*4 vidros com tampas
*canetas de retroprojetor
*pinça
*flores frescas

Como fazer
1) Colocar 3 a 4 flores em cada vidro e tampe. Aguarde cerca de 30 minutos e abra o vidro. Tente sentir o cheiro que exala do vidro. Se não há cheiro pode ser que a flor não produz perfume ou ela emite o perfume em determinado horário, e.g., durante a noite.
2) Mas qual parte da flor emite o perfume? Será que é a corola? Os estames? Para saber qual parte da flor exala o perfume teremos que separar as partes da flor e colocar cada parte em um vidro separado. Para que o cheiro fique bem concentrado dentro do vidro use mais de uma flor.
M. Eiterer

M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário