"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

20 de fev. de 2011

A rainha das formigas

Anfisbenas

Amphisbaena alba. Foto:M.Eiterer.
Um animal que adora comer formigas. O sonho de todo jardineiro ou agricultor. Esse animal existe, mas ele é morto por pessoas que, por causa do corpo alongado, acham que é uma serpente.  Seu nome é Amphisbaenea alba. As anfisbenas não são serpentes. Elas são inofensivas.
As anfisbenas são répteis parentes dos lagartos e das serpentes. A maioria das espécies são encontradas na América do sul e na África. A palavra anfisbena é de origem grega, que significa “que vai em duas direções”, pois ela conseguem andar de marcha à ré. Elas também são conhecidas por cobra-de-duas-cabeças ou cobra-cega ou rainha das formigas. Ela cava túneis com a cabeça que é muito forte. Possui um par de olhos bem pequenos e embutidos protegidos por uma pele. É quase cega, mas sua audição e olfato são excelentes. Quando ameaçada levanta a cabeça, ao mesmo tempo a ponta da cauda e abre a boca. Fazem isso apenas para assustar. Ela não é peçonhenta.
Podemos ver as anfisbenas quando elas saem para caçar e em dias muitos chuvosos, quando suas galerias ficam inundadas.É carnívora, come insetos e preferem as formigas cortadeiras. Por isso, o nome rainha das formigas. Coloca ovos na superfície do solo, mas há algumas espécies vivíparas.
Eu fico muito feliz quando encontro uma anfisbena no meu jardim. Vou logo mostrando a entrada de algum formigueiro, em pouco tempo ela desaparece dentro dele. O indivíduo que ilustra esse texto foi encontrada por meu filho de apenas 12 anos. Ele já está familiarizado com as anfisbenas e sabe que elas ajudam a controlar as populações de formigas do nosso jardim.

M. Eiterer





M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário