Um nome científico, como de Mirabilis jalapa, consiste de duas partes e é conhecido como binômio. A primeira parte (Mirabilis), escrito com a primeira letra maiúscula, é o nome do gênero; o segundo (jalapa) é o epíteto específico e deve ser escrito com a primeira letra minúscula. Juntas elas formam o nome da espécie. O nome de uma espécie deve ser escrito em itálico, quando não for possível deve ser sublinhado (Mirabilis jalapa ou Mirabilis jalapa).
Ocasionalmente, a latinização pode provocar alguma confusão entre nome científico e nome comum. É o caso do nome gerânio para as plantas do gênero Paelargonium e Geranium. Geranium é um gênero de plantas do hemisfério norte, enquanto que Pelargonium são da África do Sul. Nos costumamos cultivar espécies de Pelargonium, os quais chamamos pelo nome comum de gerânio, derivado do nome do gênero Geranium. Embora sejam da mesma família (Geraniaceae), elas são distintas.
O processo de formalização do nome de uma planta e governado pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica (CINB ou Código de botânica) que é revisado a cada seis anos, o mais recente foi publicado em 2006. Contudo as plantas cultivadas, devem também seguir as regras do Código Internacional de Nomenclatura para Plantas Cultivadas (CINPC ou Código de plantas cultivadas).
M. Eiterer
0 comentários:
Postar um comentário