"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

27 de mai. de 2012

Nomes científicos de plantas

  Mirabilis Jalapa. Foto: Wikipedia. 


Um nome científico, como de Mirabilis jalapa, consiste de duas partes e é conhecido como binômio. A primeira parte (Mirabilis), escrito com a primeira letra maiúscula, é o nome do gênero; o segundo (jalapa) é o epíteto específico e deve ser escrito com a primeira letra minúscula. Juntas elas formam o nome da espécie. O nome de uma espécie deve ser escrito em itálico, quando não for possível deve ser sublinhado (Mirabilis jalapa ou Mirabilis jalapa).
Hedychium gardnerianum. Foto: Wikipedia. Nomes científicos  são escritos em latim. Embora seja verdade que as regras que governam sua formação e ortografia são baseadas no latim, qualquer palavra, em qualquer linguagem, pode formar a base de um nome científico. Assim, muitos nomes de plantas que homenageiam pessoas e fazem referência a lugares são derivados de nomes comuns. Vejamos alguns exemplos. Os epítetos específicos ‘brasiliensis’ e ‘chinensis’ de Galphinia brasiliensis e Ixora chinensis, referem-se aos  países Brasil e China. O segundo nome de Mirabilis jalapa, é uma referência a cidade de Jalapa, no México. Já os nomes Hedychium gardnerianum e Justicia rizzinii  são uma homenagem ao político e botânico inglês que residiu no Nepal Edward Gardner(1784-1861)   e ao botânico brasileiro Carlos Toledo Rizzini (1921-1992), respectivamente.
Ocasionalmente, a latinização pode provocar alguma confusão entre nome científico e nome comum. É o caso do nome gerânio para as plantas do gênero Paelargonium e Geranium. Geranium é um gênero de plantas do hemisfério norte, enquanto que Pelargonium são da África do Sul. Nos costumamos cultivar espécies de Pelargonium, os quais chamamos pelo nome comum de gerânio, derivado do nome do gênero Geranium. Embora  sejam da mesma família (Geraniaceae), elas são distintas.
Geranium sp. Foto: Wikipedia
Pelargonium sp. Conhecido popularmente como gerânio. Foto: Wikipedia.


O processo de formalização do nome de uma planta e governado pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica (CINB ou Código de botânica) que é revisado a cada seis anos, o mais recente foi publicado em 2006. Contudo as plantas cultivadas, devem também seguir as regras do  Código Internacional de Nomenclatura para Plantas Cultivadas (CINPC ou Código de plantas cultivadas).

M. Eiterer


M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário