"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

Ciência no Jardim

'Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre.' Gerald Durrell

Você sabe quanto de carbono seu jardim sequestra?

Como podemos ‘limpar’ nossa atmosfera de todo gás carbônico excedente? Há vários sequestradores de carbono, plantas são um deles. Sendo assim, todo jardim sequestra carbono. Mas, quanto carbono seu jardim sequestra?

Agapanthus africanus ou Agapanthus praecox?

Leigos e viveiristas identificam dois Agapanthus comuns nos jardins como Agapanthus africanus e Agapanthus orientalis. (...) Qualquer Agapanthus designado ‘africanus' no comércio de plantas é quase certamente Agapanthus praecox.

A margarida não é uma só flor

Quem diria que uma das flores mais populares de nossos jardins, a margarida, pertencente à família Asteraceae, e, portanto, parente dos girassóis, crisântemos, entre outras, não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores?

Plantas que fogem do jardim

Parece estranho plantas ‘fugirem’ do jardim, mas é isso mesmo. Plantas podem escapar do cultivo reservado do jardim e invadir áreas de florestas e campos naturais, tornado-se uma grande ameça à biodiversidade.

20 de mar. de 2016

Sauerkraut: história, biologia e preparo




Inscrições, Clique Aqui!
Carga horária: 4 horas
Investimento
R$50,00

Local:Quintal de Artes e Terapias - Av. Barão do Rio Branco, 232,  Manoel Honório, Juiz de Fora.
Telefone:3224-9903
Turmas:
24 (18 às 22 h) e 25 de junho de 2016 (14 as 18h) 


Chucrute: prato alemão inventado pelos chineses



Há quem torça o nariz, achando que chucrute não é um alimento saudável. Ledo engano: além de ser um prato muito antigo, o chucrute já salvou muitas vidas e alimentou muitos trabalhadores, além de ser, sim, um alimento bastante saudável.

Também se engana quem pensa que o chucrute foi criado pelos alemães, pois ele provavelmente surgiu no norte da China, há mais de dois mil anos. Os trabalhadores que construíram a Muralha da China comiam chucrute. De fácil preparo e conservação, o chucrute era um alimento importante na região, principalmente no inverno.  Ele foi introduzido na Europa pelos mongóis, já no século 13, que levaram consigo o ‘suan cai’, prato muito parecido com o chucrute. Outros pratos asiáticos semelhantes ao chucrute são o ‘kimchi’ (coreano), o ‘tsukemono’ (japonês) e o ‘atchara’ (filipino). No século 18, descobriu-se que o chucrute prevenia o escorbuto, doença causada pela carência de ingestão de vitamina C. O famoso navegador inglês James Cook (1728-1779), por exemplo, mantinha estoques de chucrute em suas longas viagens pelos setes mares – além de alimentar a tripulação, ajudava a prevenir a incidência de escorbuto.

O chucrute é o resultado da fermentação do repolho por bactérias, na presença de sal. A salga do repolho tem duas finalidades importantes. Primeiro, provoca um desequilíbrio osmótico que resulta na liberação de água e nutrientes do repolho. A água assim liberada funciona como um excelente meio de cultura para certos micro-organismos. Em segundo lugar, a elevada concentração de sal inibe o crescimento de outros micro-organismos que poderiam deteriorar o repolho. Nenhuma bactéria precisa ser adicionada, pois as várias bactérias envolvidas na fermentação, como Leuconostoc, Lactobacillus e Pediococcus, já estão presentes no repolho. A uma temperatura média de 21°C, são necessárias cerca de cinco semanas para uma fermentação completa. Depois que o chucrute estiver totalmente curado, ele pode ser mantido por vários meses em um recipiente hermético, fora da geladeira.

O chucrute é um alimento saudável, de sabor ácido e textura crocante. Exibe baixos teores de açúcares, gorduras e calorias. É rico em fibras, além de conter uma série de nutrientes, como sódio, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, manganês, vitamina A, B e D. É especialmente rico em vitamina C e lactobacilos vivos, a exemplo do iogurte, do leite fermentado e do missô. Pode ser servido na forma de saladas, cozido junto com carnes ou outros legumes ou em sopas. O aquecimento reduz seu valor nutricional, pois destrói os lactobacilos e reduz o teor de vitamina C. Pessoas que não estão habituadas a comer alimentos ácidos e ricos em lactobacilos podem ter problemas intestinais ao experimentar o chucrute. Se você for uma dessas pessoas prefira o chucrute refogado. Além disso, como se trata de alimento rico em sódio, os hipertensos devem experimentá-lo com moderação.


Se você quiser mais informações pode escrever para marineseiterer@hotmail.com , terei o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.